NEWS

LANÇAMENTO DO LIVRO "ESTRATÉGIAS PARA UMA INFRAESTRUTURA VERDE"



Todos convidados para o lançamento dessa publicação essencial para quem trabalha com temas afins à Infraestrutura Verde. Aí temos o capítulo "A Infraestrutura Verde na Gestão de Energia" :). 


04/MAI/ 2017

Concurso PASSAGENS JARDIM ÂNGELA


A vaziopleno coordenou a 2a Etapa da pesquisa que deu origem ao Concurso Passagens Jardim Ângela. Idealizado pelo IVM-Brasil e lançado em 15/03/2017, o concurso tem como objetivo a revitalização de três passagens da região do Jardim Ângela, distrito da região sul de São Paulo, para melhora de qualidade da mobilidade local (micromobilidade de pessoas e bens) e sua integração com o eixo de transporte público da região.

<Mais informações no link abaixo

http://concurso.cidadeemmovimento.org/


24/MAR/2017




LIMÁPOLIS 2017- CANAL SURCO


Na próxima semana a vaziopleno estará em Lima para apresentar "Infraestructura Verde: Posibilidades para Lima" durante o workshop Limápolis 2017, organizado pela PUC-Peru e focado na requalificação do canal Surco, um dos principais condutores de água em Lima.


01/MAR/ 2017

MINI- CURSO "TÉCNICAS PARA REVITALIZAÇÃO DE RIOS URBANOS"- Edição II- 17 de fevereiro de 2017


Hoje apresentamos a palestra "Infraestrutura Verde como Ferramenta de Transição Urbana" na Edição II do Mini-Curso "Técnicas para Revitalização de Rios Urbanos". Relacionamos alguns dos desafios urbanos com as possibilidades de instalação de tecnologías que retomam processos naturais, capazes de manejar as águas localmente ao mesmo tempo que criam paisagens multifuncionais. O evento foi organizado e coordenado pela AGESAN- Ambiental, Geotecnia e Saneamento com o apoio da Escola Politécnica da USP, Águas Claras do Rio Pinheiros, Ministério do Meio Ambiente e Sabesp. Ficamos muito felizes com o resultado dessa parceria que vem se repetindo.


17/FEV/ 2017

MINI- CURSO "TÉCNICAS PARA REVITALIZAÇÃO DE RIOS URBANOS"- Edição I- 13 de janeiro de 2017


Começamos 2017 a todo vapor! Hoje apresentamos a palestra "Transformando as cidades através da Paisagem como Infraestrutura" no Mini-Curso "Técnicas para Revitalização de Rios Urbanos". Relacionamos alguns dos desafios urbanos com as possibilidades de instalação de tecnologías que retomam processos naturais, capazes de manejar as águas localmente ao mesmo tempo que criam paisagens multifuncionais. O evento foi organizado e coordenado pela AGESAN- Ambiental, Geotecnia e Saneamento com o apoio da Escola Politécnica da USP, Águas Claras do Rio Pinheiros, Ministério do Meio Ambiente e Sabesp. Ficamos muito felizes com o resultado dessa parceria. Que venham as próximas edições :)


13/JAN/ 2017


4o CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA PAISAGÍSTICA- 8 a 10 de Setembro de 2016


No dia 09/ SET Apresentaremos o estudo "Inraestrutura Verde como Qualificadora do Espaço Pedonal: um recorte da Zona Norte de São Paulo". Em parceria com a Arq. Tatiana Batistela.


01/ SET/ 2016





REVISTA LABVERDE E ESTUDO DE CAMINHABILIDADE NO MOBILIZE


A edição de agosto da Revista Labverde foi publicada no site Mobilize com destaque para o estudo de Caminhabilidade que elaboramos em um trecho da av. Eng. Caetano Álvares, na zona norte de São Paulo. É muito bom ver textos academicos sendo disponibilizados ao público, num formato acessível, através de pesquisas aliadas à prática profissional do Arquiteto Urbanista, Paisagista.

19/OUT/2016


ESTUDO DE CAMINHABILIDADE PUBLICADO NA REVISTA LABVERDE


No primeiro semestre de 2016 fizemos um estudo de caminhailidade em parceria com a Arq. Urbanista Tatiana Batistela. O resultado foi publicado e pode ser acessado pela revista Labverde, da FAU- USP, lançada este mês sob o título "Estudos de Resiliência Urbana na cidade de São Paulo", ou diretamento no link do artigo " Percepção da Caminhabilidade no Entorno da Interseção das Avenidas Engenheiro Caetano Álvares e Imirim".

20/ SET/ 2016

01/ SET/ 2016



01/ SET/ 2016



MUDANÇAS CLIMÁTICAS X MOBILIDADE URBANA: COMO FAZER ESSE CÍRCULO SER VIRTUOSO

​Falamos um pouco com o Cidade em Movimento IVM a respeito da questão da quebra de paradigmas de mobilidade e a volta do pedestre ao espaço público como estratégias capazes de ao mesmo tempo gerar equidade social, o direito à cidade e reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

< Clique na imagem para ler a matéria completa.


15/JUL/2016




VAZIOPLENO PARA INSTITUTO CIDADE EM MOVIMENTO

 

 

No link abaixo falamos um pouco do trabalho que estamos desenvolvendo com o IVM-Brasil. Abordamos a importância das conexões entre as grandes infraestruturas de mobilidade e a escala do pedestre, o respeito ao território, ao meio ambiente e às dinâmicas dos moradores da região do Jardim Ângela. < Clique na imagem para ler a matéria completa.

16/JUN/2016

PARKLET PEDRO TAQUES

 

 

 

 

Novidades no ar!! A vaziopleno faz parte do grupo de interessados em criar um parklet na Rua Pedro Taques, Consolação, SP. Através da página do projeto, ver abaixo, você agora pode acompanhar e palpitar para a co-criação desse espaço de convívio. Vamos reinventar a cidade!?

 

https://www.facebook.com/parkletpedrotaques/?fref=ts

01/JUN/2016

VAZIOPLENO NA REVISTA "NO SERIAL NUMBER"​

A vaziopleno conta sua história na nova edição da revista ítalo-inglesa "No Serial Number". Uma revista preocupada com um estilo de vida mais saudável e sustentável, respeitando os ciclos da natureza desde o design.

Clique na imagem para ler a matéria completa.


25/MAR/2016




FINALISTAS NO CONCURSO CASA DA SUSTENTABILIDADE!!!

Ficamos muito feleizes em ver o projeto resutado da colaboração entre a vaziopleno, Intrio arquitetos e Asa Estúdio entre os finalistas do concurso realizado pelo IAB- Campinas- SP. 

09/MAR/2016


09


VAZIOPLENO NO SEMINÁRIO INTERNACIONAL "Las ciudades de América Latina entre el corto y el largo plazo: planificación, centralidad, desigualdad", 10 e 11. dez- Lima- Perú.


Semanrio Internacional


Dia 10.dez a vaziopleno apresentará "Uma visão sistêmica para a mudança de paradigmas urbanos através dos Corredores de Transporte de São Paulo" e irá discutir algumas das questões urbanas com experts de toda a América Latina. Programa e informações completas disponíveis no link abaixo.


http://seminario.pucp.edu.pe/ciudades/sobre-el-evento/programa/


01/DEZ/2015

VISÃO DE PAISAGEM


Disponibilizamos nossa "Visão de Paisagem" no novo canal da vaziopleno no Slideshare. 

Basta clicar nesse ícone fofo, ou naquele alí no rodapé do nosso site :)




CIDADE SENSÍVEL VAI AO PERÚ


Si si, a vaziopleno irá levar o projeto "Cidade Sensível" à Lima na semana de 14- 18/ 09. Em parceria com o Prof. Dr. Agustín Espinosa, flexibilizamos o curso para atender à demanda dos estudantes do curso de Psicologia Ambiental da PUC-Peru. Entendemos cada vez mais a importância da interdisciplinaridade para a discussão e proposição de cidades saudáveis e resilientes e essa será uma experiência de diálogo entre as duas disciplinas.


08/SET/2015

AULA EACH

A vaziopleno está feliz por fechar o mês de agosto compartilhando com os alunos do curso "Planejamento e Gestão Ambiental" - BA em Gestão Ambiental - na Escola de Artes Ciências e Humanidades- EACH- USP a visão de "Projeto Integrado no desenho de cidades resilientes e saudáveis". Foram duas aulas permeadas por discussões super estimulantes onde abordamos temas relacionados à uma visão de cidade como ecossistema, fechamento de ciclos e infraestrutura verde aplicados ao projeto urbano, o qual se torna a própria ferramenta de pesquisa.

Agradecemos o convite da Profa. Neli A. de Mello - Théry. Foi uma ótima experiência e troca!

02/SET/2015

PILOTO CIDADE SENSÍVEL


No dia 29/ago começamos os testes do nosso "Cidade Sensível" , uma percepção estética da cidade, desenvolvido em parceria com o querido Antonio Fabiano Jr. Obrigada a todos os pilotos :). Aguardem os próximos chamados!

02/SET/2015